Banco de Sangue de Sertãozinho é credenciado para cadastro de doadores de medula óssea
BSS oficializa parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto para facilitar a ampliar o cadastramento de doadores de medula óssea
O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Verde”, que visa conscientizar e incentivar a doação de órgãos e tecidos em todo o Brasil. Em Sertãozinho, essa iniciativa ganhou ainda mais força com uma novidade significativa: o Banco de Sangue da cidade, agora, também é um posto credenciado para cadastro de doadores de medula óssea, ampliando as possibilidades de salvar vidas.
Trata-se de uma parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, que contempla um sonho antigo da diretoria do BSS. “Há anos tínhamos esse desejo de poder disponibilizar o cadastramento para doação de medula óssea em nossa cidade. Aliás, era também um pedido frequente dos nossos doadores e, justamente em setembro, o mês que incentiva a doação de órgãos e tecidos, recebemos essa notícia maravilhosa, oficializando nossa parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto”, celebra a diretora do BSS, Drª Cássia Pacca.
Como funciona – Todo doador que comparecer para doação de sangue será questionado se é seu desejo se cadastrar como possível doador de medula óssea também. Diante da resposta positiva, o BSS será responsável pela coleta da amostra sanguínea que seguirá para o Hemocentro de Ribeirão, onde a formalização do cadastro no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e os testes necessários para verificar a compatibilidade serão realizados.
Essa parceria permite ampliar o número de doadores de medula óssea e facilitar o acesso da população de Sertãozinho ao processo de cadastramento. “Podemos dizer que é uma vitória ímpar para nossa cidade. Antes, para se cadastrar como doador de medula, o voluntário tinha que se deslocar para Ribeirão Preto, o que nem sempre é acessível a toda a população. Tendo o BSS como um posto credenciado, ampliamos essa possibilidade para doadores de sangue da região também se cadastrarem, já que o deslocamento para Sertãozinho, a partir de cidades como Pontal e Barrinha, por exemplo, é menos oneroso por evitar custos com o pedágio”, reforça Cássia.
Qual a importância da doação de medula óssea? A doação de medula óssea é fundamental para salvar vidas, especialmente de pacientes com doenças hematológicas graves, como leucemia e linfomas, e a compatibilidade entre doador e receptor é rara, o que torna ainda mais importante o aumento do número de voluntários cadastrados. “Cada pessoa cadastrada como doadora de medula óssea aumenta as chances de cura para quem está esperando por um transplante. Como diretora do Banco de Sangue, mas também como alguém que se importa profundamente com o próximo, sinto que estamos cumprindo uma missão essencial. Saber que podemos ajudar a transformar as vidas de tantas pessoas é o que nos move todos os dias”, declara Cássia.
Para doar sangue e já se cadastrar como doador de medula óssea, basta o interessado comparecer ao Banco de Sangue de Sertãozinho portando documento com foto, de segunda a sexta, das 7h às 13h e das 14h às 17h, ou aos sábados, das 7h às 12h. O endereço é rua Epitácio Pessoa, 1.401 – Centro. Para agendar sua doação de sangue, acesse o site www.bssdoesangue.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp: 16 98169-0001.