Feriado prolongado: programe-se e doe sangue antes de viajar

O feriado prolongado do dia 12 de outubro se aproxima, momento que será aproveitado por muitas pessoas para viagens de descanso e/ou lazer, uma vez que, pouco a pouco, as atividades turísticas estão retornando. Se uma dessas opções se encaixa na sua programação, deixamos aqui um convite: antes de viajar, doe sangue.

Infelizmente, o aumento do fluxo de veículos nas rodovias resulta em alta no número de acidentes de trânsito, além de consequente aumento na quantidade de urgências e emergências hospitalares, bem como na demanda por hemocomponentes, que são os subprodutos do sangue.

Por isso, é bastante oportuno que, antes de viajar, as pessoas que atendem aos requisitos doem sangue – um gesto da mais alta solidariedade. “Feriados prolongados, Carnaval, festas de final de ano e férias escolares são momentos em que registramos queda acentuada nas doações de sangue, pois as pessoas estão envolvidas com os assuntos festivos e se esquecem da doação. Mas, em contrapartida, são também os períodos em que os atendimentos de urgências aumentam nos hospitais, alavancados pela triste estatística no aumento do número de acidentes nas estradas”, explica a diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, Drª Cássia Pacca.

É importante destacar que o processo de doação de sangue é rápido e seguro, e pode ser agendado, para que o doador tenha ainda mais comodidade e agilidade em seu atendimento. “São poucos minutos que o doador destina do seu tempo para ajudar o próximo. Inevitavelmente, sempre haverá um paciente precisando e, se o sangue faltar, não há nada que possa substitui-lo; então, deixamos nosso pedido especial para que os doadores atendam a esse nosso chamado e doem sangue antes de se envolverem com suas atividades de lazer neste feriado prolongado”, alerta Drª Cássia.

Feriados prolongados, festas de final de ano e férias escolares são ocasiões desafiadoras para manter os estoques dos bancos de sangue | Foto: GH Comunicação

Para agendar seu horário, basta que o doador entre em contato pelo WhatsApp (16) 98169-0001. No dia da doação, é preciso comparecer ao Banco de Sangue de Sertãozinho e apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH), que também é aceito em formato digital. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Não haverá expediente somente no dia do feriado, terça-feira, 12.

O Banco de Sangue de Sertãozinho fica à rua Epitácio Pessoa, 1.401 – Centro. Dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas no site (bssdoesangue.com.br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Instagram – @bssdoesangue).

É importante lembrar que o Banco de Sangue de Sertãozinho é responsável pelo atendimento de todos os pacientes SUS e de convênios internados na Santa Casa da cidade, além dos pacientes regulados dos municípios de Barrinha, Pontal, Dumont, Pitangueiras, Jaboticabal, Pradópolis, Monte Alto e Guariba.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Eu aceito a Política de Privacidade