Banco de Sangue de Sertãozinho tem urgência em doações de todos os tipos sanguíneos

Situação do estoque de plaquetas é o que mais preocupa a instituição

Conforme divulgado recentemente, o grande aumento no número de novos casos de Covid-19 está ocasionando queda nas doações de sangue em serviços de hemoterapia por todo o país. Isso porque, após receber um teste positivo para Covid-19, o voluntário à doação de sangue precisa aguardar 30 dias a partir da cura dos sintomas para poder doar sangue. Pessoas que estiveram em contato com indivíduos doentes, mesmo que não apresentem sintomas, também precisam seguir a mesma regra.

O fato é que na última semana, a situação dos estoques de hemocomponentes do Banco de Sangue de Sertãozinho se agravou ainda mais. “Estamos com uma baixa de 50% no número de doadores para este período do ano. Além disso, cerca de 20% dos voluntários que têm comparecido estão inaptos para doação, porque tiveram sintomas gripais há menos de 30 dias”, sinaliza a diretora do Banco de Sangue, Drª Cássia Pacca.

A situação que mais preocupa a direção do Banco de Sangue, neste momento, é o estoque de plaquetas. “Há pacientes que fazem uso constante de plaquetas. Dependendo do peso e da especificidade do tratamento, um paciente, sozinho, pode usar até 10 bolsas de plaquetas de uma vez ou mais. E além disso, este hemocomponente só tem validade de 5 dias. Daí a nossa urgência em conseguir com que as pessoas que estejam com boa saúde, nos procurem para doar sangue”, alerta a diretora.

Situação do estoque de plaquetas é o que mais preocupa o Banco de Sangue de Sertãozinho neste momento | Foto: GH Comunicação

É importante destacar que a doação de sangue é segura e segue todos os protocolos preventivos à Covid-19. O ato pode ser agendado pelo WhatsApp (16) 98169-0001.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores só podem doar na presença dos pais ou de um responsável legal. Quem vai doar sangue pela primeira vez deve ter até 61 anos de idade.

No dia da doação, é preciso comparecer ao Banco de Sangue de Sertãozinho e apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH), que também é aceito em formato digital. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h.

O Banco de Sangue de Sertãozinho fica à rua Epitácio Pessoa, 1.401 – Centro. Dúvidas sobre a doação podem ser esclarecidas no site (bssdoesangue.com.br) ou nas redes sociais da instituição (Facebook e Instagram – @bssdoesangue).

Quem teve COVID-19 precisa aguardar 30 dias da cura dos sintomas para realizar a doação.

Quem se imunizou contra a COVID-19 com a vacina Coronavac deve aguardar 48 horas para realizar a doação. Já as pessoas imunizadas com as vacinas Oxford/Astrazeneca, Pfizer e Janssen devem aguardar 7 dias.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Eu aceito a Política de Privacidade