Apelo: pandemia de coronavírus não deve impedir doação sanguínea

Sua doação é essencial à vida. Se estiver bem, doe sangue!

A pandemia de coronavírus está contribuindo para a diminuição do número de doadores de sangue no estado de São Paulo e, em Sertãozinho não é diferente. 

O Banco de Sangue da cidade, que está funcionando normalmente de segunda à sexta, das 07h às 12h, também está enfrentando uma queda na quantidade de doações, o que vai na contramão das necessidades, tendo em vista que diversos pacientes precisam de bolsas de sangue, seja devido à dengue, acidentes, hemorragias, ou até mesmo à possíveis complicações do coronavírus. 

Diante dessa realidade, o Banco de Sangue faz um apelo à população para que continue fazendo suas doações e mantenha o estoque em níveis seguros, afinal, sua doação é essencial à vida. Hoje seu sangue pode salvar a vida de um estranho, mas amanhã a sua vida é que pode ser salva por outra doação.

É importante ressaltar que o BSS está seguindo todos os protocolos de segurança para minimizar os riscos de contágio como distanciamento de cadeiras na sala de espera e coleta, poucos doadores por hora, não há contato físico entre as pessoas, somente entre o profissional da coleta e o doador, sendo que ambos passam por higienização das mãos para que isso aconteça.

O Banco de Sangue também alerta para que os doadores venham sem acompanhantes e/ou crianças, que não apresentem nenhum sintoma gripal, como tosse, coriza, febre, mal-estar e que não tenham tido nenhum tipo de contato com pessoas que estejam apresentando esses sintomas. Se você apresentar esses sintomas, não vá doar sangue por pelo menos 30 dias, mas se você estiver bem e não entra nesse grupo de pessoas, faça sua parte e vá até o Banco de Sangue. Sua doação é de extrema importância.   

Vale lembrar também que pessoas que estiveram em países com casos confirmados de Coronavírus ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 30 dias, após retorno ao Brasil, e quem teve contato com paciente infectado ou com suspeita da doença também fica impedido de doar sangue por 30 dias.

Doações em massa ou campanhas devem ser agendadas previamente para que não haja grande concentração de pessoas em um mesmo horário.

Então lembre-se, faça a sua parte, se cuide, siga as orientações de prevenção e não deixe de doar sangue. 

Se você estiver em boas condições de saúde, compareça ao BSS portando um documento oficial com foto e ajude a salvar vidas. Não permita que os estoques fiquem abaixo do nível necessário. 

Um dia pode ser você ou um familiar que precise. Sua doação é essencial à vida!O Banco de Sangue de Sertãozinho localiza-se à Rua: Epitácio Pessoa, 1401, no Centro. Mais informações pelo site www.bssdoesangue.com.br ou pelo telefone: (16) 3942-3404.

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *